Como primeiro evento Gratuito, organizado pelo canal, abordamos a metodologia criada pelo Google que propõe, em pouco tempo, mudar rumos de um produto ou negócio.
Junto de 10 especialistas do mercado, ensinamos e ajudamos a comunidade a tirar suas ideias do papel em apenas 5 dias. O evento aconteceu parte ao vivo e parte com conteúdo gravado, porém totalmente online.
Toda essa semana foi estruturada com base no livro Sprint, de jake Knapp e Design Sprint, de Richard Banfield. Também tivemos como apoio e parceria a Aela.io e a UXPA São Paulo.
O projeto para Design Sprint
Com o objetivo de ajudar a comunidade, a desenvolver um projeto para portfólio, nada melhor do que uma empresa do terceiro setor a quem possamos ajudar enquanto aprendemos.
Para isso, escolhemos a Ong Miaudota, que começou com resgates de gatos em 2013, mas foi em 2016 que efetivamente ela nasceu. Realizamos a apresentação da Ong e depois fizemos um vídeo onde a idealizadora respondeu perguntas dos participantes.
Dia 01, Segunda-feira: Mapear
Lançamos vídeos, em formato de drops, pela manhã, com foco em oferecer dicas de como fazer o primeiro dia de design sprint.
Como podemos selecionar um objetivo e mapear o problema real a ser resolvido? Falamos de pesquisa e alinhamento para buscar o foco dessa semana de sprint.
No mesmo dia, a noite, realizamos a primeira live com os especialistas Filipi Neves e Rafael Burity, que abordaram qual objetivo deste primeiro dia, nossa Segunda-feira, e tiraram dúvidas dos participantes em como fazer pesquisas sem viés e qual foco devemos ter nessa fase fundamental inicial.
Dia 02, Terça-feira: Esboçar
Vamos colocar as ideias em um papel? Rodrigo Lemes falou sobre como procurar ideias e inspiração, além de falar de algumas técnicas que ajudem a fazer esboços. Quem precisa estar nessa etapa? Como fazer com que todos participem e gerem ideias..
A segunda live contou com os especialistas Tereza Alux e Flávio Santana falando de sua experiência com ideação e grupos diversos, com seus desafios e vantagens. Eles também tiraram dúvidas dos participantes e orientaram em como usar o material do primeiro dia para gerar ideias.
Dia 03, Quarta-feira: Decidir
Neste vídeo, Rodrigo lemes, busca entregar ferramentas e processos que ajudem a decidir as melhores soluções, sem apagar as demais ideias, traçando um plano para a prototipação.
Já mapeamos e geramos muitas ideias, mas e agora? Convidamos Ana Paula Batista e Rogério Fratin, para falar dessa fase extremamente crítica que é decidir qual problema vamos seguir buscando solucionar.
Foi uma noite incrível com tantas dicas e sugestões de links e livros que todos participantes ficaram muito atordoados e felizes.
Dia 04, Quinta-feira: Prototipar
Você sabe como materializar todas essas ideias esboçadas? Aqui auxiliamos os participantes a escolher ferramentas que ajudem a prototipar. Falamos de como funciona um protótipo e quais objetivos de fazer um.
A live mais esperada e divertida aconteceu com os especialistas, Daniel Furtado e Clécio Bachini, deixando claro que uma boa ideia sem ser materializada é só um monte de post-It na parede. Por isso falaram de como é difícil e complexo prototipar e consequentemente testar essas ideias. Eles falaram da experiência em validar ideias e como coletar os feedbacks sem enviesar as opiniões do usuário. Foi pura diversão com muito aprendizado.
Dia 05, Sexta-feira: Testar
Fechamos a semana com a live das queridas Camila Borja e Diana Fournier para, finalmente, levarmos esse protótipo e coletar feedback de quem realmente importa. Elas falaram da importância dessa fase e de como tirar insights de apenas cinco pessoas, e como fazer as perguntas certas. Contaram suas experiências ao longo da carreira e de como validando ou não o produto, como planejar os próximos passos.
Apresentação do projetos
Fechando essa iniciativa que teve mais de duas mil pessoas envolvidas, sorteamos entre os grupos formados 3 projetos. Cada grupo teve 15 minutos de tempo para fazer o pitch para a banca de avaliação com ninguém menos que Ana Paula Batista, Daniel Furtado, Rafael Burity e Tereza Alux.
Muito legal ver os projetos materializados, dar feedbacks e ver a ajuda que pudemos oferecer a Ong Miaudota.