O que é a descoberta de produtos e por que é importante? Como as fases de descoberta do produto podem funcionar juntas? Com base nessas perguntas resolvemos propor esse novo desafio e ajudar a ter certeza de que está criando o produto certo para o público certo. Para isso nos unimos aos canais amigos UX Now e UX Lab.

Trouxemos doze especialistas durante seis dias para conversar com a comunidade de como aplicar e organizar essa tão importante processo em uma visão de produto tendo como guia e base o modelo proposto por Tim Herbig.

Contamos com o patrocínio da Deeploy.me e do UX Unicórnio, apoio da Zup Innovation para todo o evento. No dia referente a criação e prototipação tivemos o patrocínio especial do Adobe XD e sorteamos uma licença de 1 ano para os participantes.

Conhecendo as ONGs

A primeira live dessa segunda semana especial do canal apresentou as duas ONGs selecionadas pelo público para que a metodologia de Product Discovery possa ser aplicada. Contamos com as incríveis Code Club Brasil e AAFESP que apresentaram através de seus representantes. Que experiência!

Semana de Bom Dia UXhttps://www.youtube.com/embed/LUH4igUOoOE?feature=oembed&showinfo=0&rel=0&modestbranding=1

Para levar um conteúdo teórico, dinâmico, e com antecedência para todos os participantes realizamos, o já tradicional #BDUX, em seis lives durante toda a semana. O objetivo foi proporcionar um debate com teoria permeado de experiências dos apresentadores, Rafael Burity e Rodrigo Lemes, para que os participantes da Semana possam gerar dúvidas e anotações e levarem elas nas lives dos especialistas.

Falamos das técnicas comprovadas de descoberta de produtos, bem como a abordagem de descoberta adaptável de produtos para personalizá-las e conectá-las. Muitas dicas, estratégias e táticas avançadas.

Dia 01, Segunda-feira: Alinhamento

Beatriz Freindorfer e Gustavo Oliveira falaram de como manter o gerenciamento de produtos alinhado em todos os níveis de uma organização é uma das tarefas mais importantes. Discutimos como criar esse alinhamento é mais do que apenas enviar um email e também que não significa necessariamente que você precise que todos concordem.

Porque é essencial criar clareza sobre a descoberta do produto desde o início e entender a visão do negócio? Isso foi um dos temas tratado com os participantes nesta live.

Dia 02, Terça-feira: Pesquisa

Dessa vez contamos com Sol Mesz e Ricardo Couto para trabalhar o tema da pesquisa. Falamos da importância de começar com o porquê. De fato, pudemos debater o quanto o sucesso do produto depende da capacidade de resolver os problemas do usuário, logo de descobrir qual é ele. Os especialistas falaram das metodologias e tipos de pesquisa tirando muitas dúvidas dos participantes.

Dia 03, Quarta-feira: Ideação

Depois de desenvolver um entendimento básico de quais problemas seus usuários estão lidando, é hora de Paula Macedo e Eurípedes Magalhães falarem de como começar a trabalhar as soluções. Eles falaram dos problemas e deram dicas para que as pessoas não sigam apenas o que sabem. Como tirar as pessoas de sua zona de conforto e pensar grande? 

Dia 04, Quinta-feira: Criação

Contamos com a participação de Filipe Nzongo e Rick Freitas para desmistificar e dissecar essa fase onde devemos tirar as anotações cheias de idéias das mãos e dos Post-Its. Como desbravar o desafio de simular uma experiência para validar as idéias à sua frente? As ferramentas são importantes? Eles falaram com os participantes de como devemos ter em mente que a prototipagem deve sempre ser uma maneira simples de validar suas hipóteses. Sem falar nos memes que surgiram após esse papo incrível.

Dia 05, Sexta-feira: Validação

Este é o momento da verdade. Amanda Graciano e Luciano Lauri nos ajudaram a mudar a velha maneira de pensar sobre alocação de recursos: “Parece uma ótima idéia de recurso para gastar tempo, pessoas e dinheiro!” para uma nova forma: “Onde está a prova de que esta é uma boa oportunidade para gastar tempo, pessoas e dinheiro?”

Falamos de como não cair no temido viés de confirmação e como escolher os métodos corretos com as perguntas certas. Debatemos a semelhança entre a fase de pesquisa na descoberta de produtos e a fase de validação. 

Dia 06, Sábado: Refinamento

Então, descobrimos o que o negócio quer e o que pode fazer os usuários comprarem nosso produto, até conseguimos gerar ideias e verificar com o próprio usuário a aderência delas. E agora? 

Chamamos uma dupla de pessoas de produto, Nataly Santos e Rafael Helm, nossos queridos Product Owner, para nos ajudar a entender o que fazer com esse conjunto de suposições e ideias validadas. Falamos de como fazer esta entrega do produto e o que é necessário vir das fases anteriores para que possamos definir o que vai ser implementado, quais definições e o tal roadmap do produto.

Teaser dos vídeos de Product Discovery para membros

Além de todos as lives do Bom Dia UX #BDUX e as lives com especialistas, o canal ofereceu conteúdo exclusivo para membros. Um conteúdo adicional, cinco vídeos, e mais aprofundado sobre cada etapa da metodologia do Product discovery. 

Semana De Discovery no Canal