Nesse ponto encontramos o dilema mal resolvido do designer líder acidental onde é fácil confundir muito a diferença entre e Eficiente e a eficácia.

Precisamos de lideres e gestores Eficazes e nesse parâmetro entra a conexão com o chaveamento de designers que focam apenas na eficiência. Peter Drucker, autor de diversos livros sobre liderança e gestão, aborda a negligencia de empresas para lideres eficazes, e que profissionais que tinham muito mais a construção baseada em sua eficácia eram raros. O autor ainda reafirma que para o trabalho manual, o que podemos parafrasear como operacional, precisamos só de eficiência. Capacidade de fazer as coisas corretas.

Como falamos de autonomia, independência, precisamos de lideres eficazes, que consigam entrar o melhor do que uma equipe pode entregar.

Muitos lideres não conseguem não só desenvolver sua própria eficácia como focam apenas na sua própria eficiência, entrando em um mesmo nível de atuação de sua equipe, sem potencializar o melhor do que cada um pode realmente fazer. Mais um Capítulo da série de líderes tóxicos.